Relacionamentos vazios, sem conteúdo e cansativos

 Relacionamentos vazios, sem conteúdo e cansativos 


Relacionamentos vazios, sem conteúdo e cansativos


Seguindo a linha de pensamento de Zigmunt Bauman, filósofo contemporâneo que trata sobre Modernidade Líquida, decidi me apronfudar em questões que envolvem relações afetivas, por considerar a pertinência do assunto para o bem estar BioPsicoSocial dos indivíduos.



Estamos vivendo a "Era do Vazio" onde os relacionamentos obedecem a lógica do capitalismo, sob o lema, "do ter é mais importante que ser" 

Neste cenário, as relações são estabelecidas com base em perfis, sejam eles criados em aplicativos de relacionamentos, em redes sociais, ou perfis corporativos ou acadêmicos.




O que se perde com isso?



Quando escolhemos pessoas com bases em seus perfis, deixamos de considerar que somos pessoas em movimentos, sujeitos as mudanças conforme as variações do ambiente.

Com o tempo, as relações estabelecidas desta forma vão ficando cada vez mais vazias de conteúdos, pois se os indivíduos não conseguirem se adaptar as modificações que ocorrem na 
existência ( sua e do outro) dificilmente ampliarão sua capacidade de lidar com conflitos. 

Deste modo, todo e qualquer problema parecerá imenso: a intolerância com pequenos defeitos cresce; o nível de exigência aumenta; os indivíduos passam a controlar mais e amar menos; perde-se a espontaneidade, a originalidade e com o tempo, duas pessoas vazias estarão tentando construir uma relação baseada apenas em projeções.

Que tal fugir deste modelo e construir uma relação baseada no ser? Que tal conhecer a pessoa que está ao seu lado, avaliar o que ela gosta, quem ela é, de que forma se constitui como ser-no-mundo, deixando de lado seu status social, sua aparência física?

Que tal ser sincero (a) com as pessoas, deixando os joguinhos de sedução de lado, buscando agradar apenas quem lhe agradar de fato? Dói muito ser iludido (a) por alguém que só quer brincar de conquistar. 

Se cada um de nós fizer sua parte, certamente teremos um universo afetivo com mais qualidade.

Leia também:


Escrito por:
Psicóloga SP  Maristela Vallim Botari - CRP/SP 06-121677. 

Para Você que esta buscando psicoterapia spPsicólogos em São Paulo Psicólogos na região da Av. Paulista, Psicóloga online ou presencial, Terapia de Casal ou Psicólogos para Dificuldade de relacionamento,  ansiedade, depressão ou estresse, será uma honra poder te acolher.

Postar um comentário

0 Comentários

Blog de Psicologia

⭐⭐⭐⭐⭐ Blog da Psicóloga SP


Para conhecer Bons Psicólogos, alinhados aos seus objetivos psicoterapêuticos é fundamental conhecer seus idéias, sua experiência profissinal e como trata determinados assuntos.

Pensando nisso, comecei este blog de Psicologia em 2006, quando muitas questões relacionadas a comportamento Humano, sentimentos, e emoções, passaram a me interessar de maneira mais profissional, o que exige (sempre) uma análise mais profunda dos fatos, e certamente, muita atualização.

Afinal, ser Psicóloga exige abertura para o novo e ampliação do entendimento.


Ainda assim, fica aqui um convite para você conhecer minhas idéias e posicionamentos.

Muito Obrigada.
Relacionamentos sociais e suas dificuldades