B.

Psicóloga em S. Paulo

Agendamento de consultas

Não tenho vontade de fazer nada: isso pode ser depressão?

Não tenho vontade de fazer nada: isso pode ser depressão?





Depressão: o que é e como tratar.

Abordagem Multidisciplinar no Tratamento da Depressão 

 

Depressão muitas vezes é confundida com desânimo e, infelizmente, em muitos casos, a proposta de tratamento é superficial. Essa informação reducionista, em muitos casos, leva as pessoas a banalizarem os sintomas e não procurarem o tratamento adequado. Este artigo tem duas finalidades: pedir que as pessoas se aprofundem mais em informações sobre a depressão e esclarecer o que ela é e como tratá-la. 
 
 


O tratamento da depressão requer uma estruturação técnica que pode envolver a atuação conjunta de psiquiatras e psicólogos. É viável classificar a patologia em três níveis de gravidade: leve, moderada e grave. A intervenção medicamentosa, quando indicada pelo psiquiatra, atua na regulação neuroquímica, enquanto o acompanhamento com uma Psicóloga auxilia na identificação das variáveis ambientais e cognitivas que mantêm o quadro depressivo.
 

Perspectivas da Terapia

A depressão é descrita na Classificação Internacional de Doenças (CID-11) como um transtorno caracterizado por alterações persistentes do humor, perda de interesse em atividades anteriormente prazerosas e redução da energia. 
Esse quadro pode impactar significativamente o funcionamento diário, as relações interpessoais e a percepção de si mesmo. 
  •  
  • A depressão, conforme delineada na Classificação Internacional de Doenças (CID-11), é identificada principalmente pelo código 6A70 (Transtorno Depressivo de Episódio Único) ou 6A71 (Transtorno Depressivo Recorrente). Diferente de uma tristeza passageira, ela é caracterizada por um conjunto de sintomas que afetam a capacidade funcional do indivíduo.

    Características Clínicas segundo a CID-11

    De acordo com as diretrizes diagnósticas, o quadro clínico baseia-se na presença de sintomas que persistem por, pelo menos, duas semanas.

  • Sintomas Nucleares: Presença de humor depressivo (sentimentos de tristeza, vazio ou desesperança) ou perda acentuada de interesse ou prazer em quase todas as atividades (anedonia).

  • Sintomas Cognitivos e Físicos: Pode haver dificuldades de concentração, sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva, alterações no sono (insónia ou hipersonia), mudanças no apetite e fadiga acentuada.

  • Impacto Funcional: Os episódios são classificados como leves, moderados ou graves, dependendo do número e da intensidade dos sintomas, bem como do grau de prejuízo no funcionamento pessoal, familiar, social ou ocupacional.

  •  Dentro desse contexto, a busca por suporte especializado pode auxiliar na compreensão dos processos cognitivos e emocionais envolvidos.
  • Mudanças no estilo de vida, como a prática de exercícios e o gerenciamento de estresse, podem ser integradas ao plano terapêutico. 
  • É recomendável que qualquer intervenção, incluindo o uso de medicamentos, seja discutida com profissionais de saúde mental qualificados.


Referências Bibliográficas:

  • Organização Mundial da Saúde (OMS). (2017). Depressão.
  • American Psychological Association (APA). (2020). Depression.
  • National Alliance on Mental Illness (NAMI). (2020). Depression.
  • World Health Organization (WHO). (2019). Depression: A Global Crisis.
 


Obrigada pela leitura. 

Texto produzido pela:

Av. Paulista, 2001 – Cj 1911 – 19 andar. 
Entrada pela Padre João Manoel, 37
Bela Vista - 50 m. do Metrô Consolação
São Paulo - SP - Brasil
CEP 01311-000



Postar um comentário

0 Comentários

Psicóloga SP - Terapia presencial e Online

Psicóloga SP Maristela Vallim Botari

CRP-SP 06-121677

 

 

Psicóloga SP, psicóloga perto de mim, consulta com psicóloga, terapia com psicóloga, terapia, teraia sp, terapia online, terapia presencial, terapia por reembolso do convenio, terapia perto de mim, terapia para crianças, terapia Cognitivo comportamental, terapia presencial São Paulo, Psicóloga centro sp, Psicóloga Bela Vista, preço de consulta com psicóloga 

Sobre a Psicóloga

Maristela Vallim Botari é psicóloga em sp com mais de 12 anos de experiência em psicoterapia, atuando com a abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental Acolhimento Humanizado, respeitando a singularidade de cada pessoa, afinal todos somos seres em construção, que mudam a todo instante.