B.

Psicóloga em S. Paulo

Agendamento de consultas

Quando a Paixão vira doença - Tratamento amor patólogico

Quando a Paixão vira doença: O Amor Patológico

Conteúdo informativo desenvolvido pela Psicóloga SP Maristela Vallim Botari CRP-SP 06-121677sem a finalidade de substituir a consulta psicológica, nem esgotar o tema. Trata-se apenas de um convite à reflexão.

A paixão intensa costuma ser vista como prova de amor verdadeiro — mas nem toda intensidade emocional é saudável. Em alguns casos, o que começa como encantamento pode evoluir para um padrão de dependência emocional, sofrimento e perda de autonomia. Na psicologia, esse quadro é conhecido como amor patológico ou paixão obsessiva.

Este sentimento desmedido, pode, em certos casos, transbordar para um território reconhecido como desordem psicológica. Isso é conhecido como "amor patológico" ou "paixão obsessiva", onde a intensidade dos sentimentos e a carência afetiva tornam-se prejudiciais à saúde mental.  

O amor patológico ocorre quando o relacionamento passa a dominar o pensamento, o comportamento e o equilíbrio emocional da pessoa. 

Pode incluir: medo excessivo de abandono, necessidade constante de validação, ciúme desproporcional e dificuldade de impor limites. Em vez de promover bem-estar, o vínculo pode gerar ansiedade, insegurança e desgaste psicológico.

Diferente de um amor saudável, que preserva a individualidade, a paixão obsessiva tende a produzir relacionamentos tóxicos, tolerância a situações prejudiciais e uma sensação de que não é possível viver sem o outro. s.



 

Casal em conflito emocional

Escrito por: Psicóloga Maristela Vallim Botari CRP/SP 06/121677


Critérios de Identificação:

  • Possíveis critérios de identificação

    Alguns comportamentos e experiências emocionais podem aparecer em relações marcadas por grande intensidade afetiva. Esses sinais não constituem um diagnóstico e nem sempre aparecem juntos ou na mesma intensidade. Em muitas situações, apenas alguns deles estão presentes. Por isso, podem ser entendidos como possíveis critérios de observação, e não como uma lista fixa ou obrigatória.

    Entre os aspectos que podem surgir, estão:

    • Pensamentos constantes e intrusivos sobre a pessoa com quem se relaciona, ocupando grande parte do tempo mental.

    • Medo acentuado de abandono, acompanhado de preocupação frequente com a possibilidade de perda do vínculo.

    • Necessidade contínua de resposta ou validação, como esperar confirmação frequente de afeto ou atenção.

    • Ciúme desproporcional, que pode levar a interpretações recorrentes de ameaça à relação.

    • Dificuldade de estabelecer ou manter limites pessoais dentro do relacionamento.

    • Tolerância a comportamentos que causam sofrimento, mesmo quando são percebidos como prejudiciais.

    • Afastamento de amigos, atividades ou interesses pessoais, com redução do espaço dedicado à própria vida.

    • Sensação de vazio ou inquietação quando está longe do parceiro ou parceira.

    Esses elementos podem aparecer de formas diferentes em cada pessoa e em cada relação. Em alguns casos, surgem de maneira temporária ou em momentos específicos do vínculo. Quando o relacionamento passa por rupturas ou conflitos, essas experiências também podem se tornar mais evidentes.


    Referências

    SOPHIA, Emanuela C.; TAVARES, Hermano; ZILBERMAN, Monica L. Amor patológico: um novo transtorno psiquiátrico? Revista Brasileira de Psiquiatria, São Paulo, v. 29, n. 1, p. 55–62, 2007. 

Leia também:


Psicóloga Maristela Vallim Botari

CRP-SP 06-121677

Av. Paulista, 2001 – Bela Vista, São Paulo/SP

Links: Acolhimento humanizado | Psicóloga Maristela

Contato: WhatsApp (11) 95091-1931 | Trajetória Profissional

Postar um comentário

0 Comentários

Psicóloga SP - Terapia presencial e Online

Psicóloga SP Maristela Vallim Botari

CRP-SP 06-121677

 

 

Psicóloga SP, psicóloga perto de mim, consulta com psicóloga, terapia com psicóloga, terapia, teraia sp, terapia online, terapia presencial, terapia por reembolso do convenio, terapia perto de mim, terapia para crianças, terapia Cognitivo comportamental, terapia presencial São Paulo, Psicóloga centro sp, Psicóloga Bela Vista, preço de consulta com psicóloga 

Sobre a Psicóloga

Maristela Vallim Botari é psicóloga em sp com mais de 12 anos de experiência em psicoterapia, atuando com a abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental Acolhimento Humanizado, respeitando a singularidade de cada pessoa, afinal todos somos seres em construção, que mudam a todo instante.