Postagem em destaque

O que é Psicoterapia?


PSICOTERAPIA

Perguntas frequentes sobre Psicoterapia 

O que é Psicoterapia?

Psicoterapia é o trabalho do Psicólogo voltado para o atendimento clínico, a fim de ajudar as pessoas a resgatarem ou manterem a saúde mental do paciente. É possível atender em várias abordagens e as mais conhecidas são: Psicologia Comportamental (Behaviorismo); Psicologia Cognitivo-comportamental; Psicanálise (Lacaniana, Jungiana, Reichiana e Freudiana clássica) as Humanistas, e as Neurociências (inclui-se aqui a Neuropsicologia). Saiba mais sobre isto.


Nunca fez terapia?

·         Estão em busca de autoconhecimento; autoaceitação, ou buscam formas de resgatar sua autoestima, para modificar e superar as crenças de desamor; e viver uma vida sem a necessidade de máscaras;

·         Amam demais, ou não sabem amarBuscando a felicidade no relacionamento amoroso; Sofrem de Carência afetiva ou Dependência emocional e afetiva e por causa disso vivem  em Busca de  alguém que lhes completePrecisam superar o  término de relacionamento, uma  traição ou desilusão amorosa, ou  ainda Identificar e se libertar de relacionamentos abusivos, abuso moral ou psicológico; e não querem mais aceitar joguinhos amorosos, nem relacionamentos descartáveis; chantagem emocional, ou seja já se cansaram de sofrer por amor. e querem aprender a amar de forma mais assertiva. E justamente por isso, Querem aprender a manter um relacionamento feliz, ou superar a carência afetiva,  e a Dependência emocional, aprendendo a lidar com perdas, abandonos e solidão;

·         Sofrem com Ansiedade crônica, Depressão leve moderada ou grave, Desmotivação, apatia e desânimo.

·         Quando querem se livrar de alguns sentimentos ruins como a  inveja,   culpa, a raiva, o ciúme etc;

·         Precisam perdoar, mas não têm a mínima ideia de como fazer isto;

·         Querem aprender a se importar menos com o que os outros pensam  a seu respeito

·         Não se consideram suficientemente inteligentes;

·         Querem deixar de romantizar excessivamente o trabalho;

·         Precisam urgentemente aprender a dizer não;

·         Passam por situações de Estresse no trabalho, no amor ou na família,  ou estão com sérios Problemas conjugais, etc.

·         Estão com muitas dificuldades na vida, sejam elas, Dificuldade de relacionamentos, de comunicação,  demonstrar afeto, de expressar sentimentos,  de manter relacionamentos afetivos, de comunicação,   de tomar decisões, Dificuldades de ordem sexuais

·         Seus sentimentos estão reprimidos,  ou sentem um vazio crônico como se a vida não tivesse sentido algum;

·         Seus pensamentos são obsessivos, distorcidos intrusivos ou recorrentes, de conteúdo catastrófico

·         Apresentam ideação suicida, comportamento de automutilação, agressividade exagerada,etc.

·         Têm transtorno de personalidade: Bipolar, Borderline, Esquiva, Paranóide,


  • Como fazer psicoterapia, em São Paulo escolhendo os melhores Psicólogos?
  • O que eu devo falar na primeira consulta para fazer um bom atendimento?

1. Como saber se a terapia está funcionando?

Em tese, a psicoterapia que "funciona" seria aquela que possibilita a remissão destes

Existem diversas abordagens psicológicas, dentro da psicologia clínica, como se fossem diversos caminhos para levar a um destino (as linhas de base são: Psicanálise, Gestalt, Comportamental). Todas têm demonstrado eficácia científica, e todas têm evoluído e sofrido modificações ao longo dos anos. 
Sendo assim, não se pode dizer que a psicoterapia que "funciona" seja esta ou aquela abordagem, mas sim, aquela que leva o indivíduo a se sentir melhor consigo mesmo e com o seu meio social.

2. Quanto tempo leva para a Psicoterapia apresentar resultados?

Depende.
Depende da demanda, do psicólogo, do paciente, da frequência, do interesse do psicólogo e do paciente, do engajamento e comprometimento de todos. 

Na Psicoterapia breve, os resultados costumam aparecer rápido, porém aqui nós trabalhamos com um problema de cada vez.

Nas Psicoterapias mais longas (psicanálise) os resultados demoram para aparecer, porém todos os assuntos são abordados e analisados.

3. Qual o resultado da Psicoterapia
Aquele paciente que na semana passada tinha dúvidas sobre determinadas decisões, na sessão seguinte estava mais determinado; aquele outro que estava cheio de certezas, agora parece estar carregado de dúvidas e conflitos. Lágrimas se transformam em sorrisos e vice-versa a cada nova sessão.
Novos sentimentos surgem de corações que eram (supostamente) áridos; a coragem parece brotar como flores que nasceram no asfalto; sentimentos inconfessáveis têm passagem livre dentro do consultório de psicoterapia; certezas absolutas dão lugar à dúvidas; e dúvidas dão lugar a novas dúvidas.

Perguntas que os pacientes fazem durante a Psicoterapia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Psicólogo, Terapia, Psicoterapia e Psicanálise

psicologa que atende amil em sp

Traição

Você sabe dar e receber amor?

Postagens mais visitadas deste blog

A dificuldade de relacionamento

Perguntas frequentes

Beleza é fundamental?