Como lidar com o isolamento social


Lidar com o isolamento social pode ser desafiador, mas existem algumas estratégias que podem ajudar:

Mantenha contato virtual: Mesmo que esteja fisicamente distante, mantenha contato com amigos, familiares e entes queridos por meio de chamadas de vídeo, mensagens ou redes sociais. Participar de grupos online com interesses semelhantes também pode proporcionar uma sensação de conexão.

Estabeleça uma rotina: Manter uma rotina diária pode ajudar a criar uma sensação de normalidade e estrutura. Defina horários para acordar, trabalhar, realizar atividades domésticas, se exercitar e relaxar. Ter uma rotina estabelecida pode ajudar a reduzir a sensação de vazio e ociosidade.

Busque hobbies e atividades solitárias: Dedique-se a atividades que lhe interessem e que possam ser realizadas individualmente. Isso pode incluir ler livros, assistir a filmes, aprender um novo idioma, praticar um instrumento musical, cozinhar ou fazer artesanato. Ter projetos e atividades prazerosas pode preencher o tempo e estimular o bem-estar.

Cuide da sua saúde mental: Pratique técnicas de relaxamento, meditação ou respiração profunda para reduzir o estresse e a ansiedade. Busque informações confiáveis e evite o excesso de exposição a notícias negativas. Caso esteja enfrentando dificuldades emocionais, considere buscar o apoio de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra.

Mantenha-se ativo: Encontre maneiras de se exercitar em casa, como seguir tutoriais de exercícios online, praticar ioga ou fazer caminhadas dentro de casa. O exercício físico ajuda a liberar endorfinas e contribui para o bem-estar geral.

Aproveite o tempo para o autocuidado: Dedique-se a cuidar de si mesmo. Reserve momentos para relaxar, tomar um banho quente, praticar cuidados com a pele, ler um livro inspirador ou ouvir música relaxante. Priorize atividades que o façam sentir-se bem.

Estabeleça metas e desafios pessoais: Use o tempo de isolamento para definir metas pessoais e buscar novos desafios. Pode ser aprender uma nova habilidade, iniciar um projeto pessoal, fazer um curso online ou desenvolver um hobby. Ter objetivos a alcançar pode proporcionar um senso de propósito e motivação.

Seja gentil consigo mesmo: Lembre-se de que é normal sentir-se solitário ou entediado durante o isolamento social. Permita-se ter momentos de descanso, aceite suas emoções e seja gentil consigo mesmo. Pratique a autocompaixão e busque atividades que lhe tragam conforto e alegria.

Lidar com o isolamento social pode ser desafiador, mas lembre-se de que essa situação é temporária. Busque formas saudáveis de lidar com ela e lembre-se de que você não está sozinho.





SA, Roberto Novaes de; MATTAR, Cristine Monteiro; RODRIGUES, Joelson Tavares. Solidão e relações afetivas na era da técnica. Revista do Departamento de Psicologia da UFF. Niterói,  v. 18, n. 2. p. 111-124. Jul./Dez. 2006.


SKINNER, Buhrrus Frederich. Ciência e Comportamento Humano. Tradução João Todorov. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

STORR, Anthony. Solidão: a conexão com o eu. Trad. de Cláudia Gerpe Duarte. São Paulo: Benvirá, 2011.381 p.

Postar um comentário

0 Comentários

Blog de Psicologia

⭐⭐⭐⭐⭐ Blog da Psicóloga SP


Para conhecer Bons Psicólogos, alinhados aos seus objetivos psicoterapêuticos é fundamental conhecer seus idéias, sua experiência profissinal e como trata determinados assuntos.

Pensando nisso, comecei este blog de Psicologia em 2006, quando muitas questões relacionadas a comportamento Humano, sentimentos, e emoções, passaram a me interessar de maneira mais profissional, o que exige (sempre) uma análise mais profunda dos fatos, e certamente, muita atualização.

Afinal, ser Psicóloga exige abertura para o novo e ampliação do entendimento.


Ainda assim, fica aqui um convite para você conhecer minhas idéias e posicionamentos.

Muito Obrigada.
Relacionamentos sociais e suas dificuldades