Por que dizer "EU TE AMO" é tão difícil
A resposta parece simples, mas não é.
A expressão "EU TE AMO" traduz um conjunto de sentimentos nobres (cuidado, apego, carinho, amizade, aceitação, comprometimento, intimidade, doação, respeito, admiração). E por serem nobres são muito frágeis.
Quando se ama alguém, espera-se (no mínimo) o mesmo sentimento. Poucas pessoas conseguem dar um amor incondicional.
Ao declarar que amamos alguém, estamos dizendo que a presença deste indivíduo em nossa vida promove bem estar, leveza, aumenta nossa libido e autoestima; melhora nosso humor, faz nossos olhos brilharem de contentamento; promove uma "chuva de endorfinas" capaz de nos curar da tristeza e da apatia. Isto equivale a dizer que se esta pessoa não quiser nosso amor, possivelmente passaremos pelo processo inverso: mal estar, mau humor, dificuldade pra dormir, pra trabalhar, tristeza, desânimo, apatia, etc.
Portanto, declarar o amor para alguém pode ser uma arma perigosa: nunca se sabe o que o outro têm em mente, e de que forma pode usar isso contra nós, para nos fazer sofrer.
Por isso, as pessoas tentam esconder o que sentem fazendo joguinhos, contando mentiras, deixando de procurar o outro pra não ter de lidar com as emoções.
Se isto fizer sentido, seria bom conversar abertamente com a pessoa amada, tratar dos pontos frágeis do relacionamento e deixar bem claro que seu amor pode não durar muito se a relação for abusiva.
Comentários
Postar um comentário