1. Você alcançou os objetivos que estabeleceu quando começou a terapia.
Por exemplo, se um cliente com TDAH procurou terapia porque estava enfrentando dificuldades no trabalho, mas agora desenvolveu habilidades de enfrentamento, encontrou um novo emprego ou começou a tomar medicamentos, e o trabalho tem sido tranquilo por um tempo, isso pode indicar que estão prontos para interromper a terapia.
2. Você chegou a um platô. Os pacientes idealmente devem estar adquirindo novos insights ou implementando mudanças ao longo da terapia. Esse processo pode eventualmente parecer estagnado. Por exemplo, se um paciente procurou terapia devido a um histórico de abuso e relacionamentos adultos insalubres, à medida que eles exploram suas experiências na infância e começam a desenvolver relacionamentos saudáveis e estáveis, podem chegar a um platô.
3. Você não tem mais assuntos para discutir. Um sinal semelhante é repetir as mesmas histórias várias vezes, o que indica falta de progresso que merece ser explorado.
4. Suas necessidades mudaram ao longo do curso da terapia. Nesse caso, seu psicólogo pode não ser mais a melhor pessoa para ajudá-lo. Por exemplo, se um paciente iniciou a terapia para explorar desafios relacionais e posteriormente iniciou o processo de adoção, eles podem querer procurar um profissional especializado em adoção.
Isso também pode se referir ao estilo do psicólogo. Talvez você tenha apreciado o tempo juntos, mas tenha começado a desejar um psicólogo que seja mais desafiador e aprofunde a exploração. "Ouço isso com frequência: 'Ele é muito gentil, mas além de ser solidário, não sei se estamos avançando'", diz Gressel. "Ser solidário só te leva até certo ponto".
Esses sinais podem ajudá-lo a identificar que pode ser hora de encerrar a terapia. No entanto, também é importante estar ciente dos sinais de que você deve continuar, explica Gressel. Por exemplo, se você quiser interromper a terapia porque está evitando um tópico difícil ou desconfortável, ou se encontrar resistência por parte do psicólogo, é necessário reconsiderar. Gressel diz: "Pergunte-se honestamente: Eu realmente terminei?".
Discutindo o término da terapia com seu psicólogo:
Se você está se perguntando se deve continuar ou não, a melhor coisa a fazer é perguntar diretamente ao seu psicólogo. "Os clientes devem sempre se sentir livres para ter essa conversa. É muito melhor para eles se manifestarem do que guardar esses sentimentos e não falar sobre eles", diz Gressel.
Você pode começar dizendo algo como: "Acho que estou indo muito bem. Eu me pergunto se seria hora de falar sobre encerrar a terapia e como seria isso". Ou, "Estou nervoso para trazer isso à tona, mas quero falar sobre parar a terapia".
Referências
Fonte: Farber, S. (2022, 11 de março). 4 Signs It's Time to End Therapy. Psychology Today. Recuperado de: https://www.psychologytoday.com/intl/blog/the-therapy-center/202203/4-signs-its-time-end-therapy
Por favor, observe que, embora a Psychology Today seja uma fonte popular e amplamente acessada, é sempre importante avaliar criticamente o conteúdo de qualquer fonte e considerar a expertise e credibilidade do autor ao utilizar informações para tomar decisões relacionadas à sua saúde mental.
0 Comentários